Especialista em resolução de controvérsias com especial enfoque no contencioso judicial e arbitragem. Tem larga experiência na advocacia perante Tribunais Superiores, bem como em Tribunais Estaduais e Federais e em arbitragens nacionais e internacionais.
Representa clientes das mais variadas indústrias e serviços, com ênfase nas áreas de infraestrutura (energia e telecomunicações), bebidas, logística, meios de pagamento e farmacêutica. Tem atuação de destaque na área de mídia e entretenimento, representando clientes perante o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).
É membro de diversas associações e institutos jurídicos, entre eles o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC).
É relator no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) VI da OAB-SP desde 2021.
Graduado em Direito pela PUC-SP (2002). Mestre (2010) e Doutor (2023) em Direito Processual Civil pela PUC-SP.
Cursou Introdução ao Direito Norte-Americano na University of Southern California (USC) (2005) e Leadership Program desenvolvido para sócios de escritórios de advocacia pela Harvard Law School (2015).
Recomendação individual no guia Legal 500 Latin America (2016, 2016 e 2018).
Recomendação individual nos rankings “Arbitration” e “Litigation” da publicação Leaders League (2019 a 2022).
Destaque individual na publicação “Análise Advocacia” desde 2016, nos setores econômicos de alimentos e bebidas, logística e farmacêutico.
Inglês e Italiano
Autor do livro “Competência Internacional” (Editora Saraiva, 2011) e coautor do livro “Comentários ao Código de Processo Civil” (Araken de Assis, George Salomão Leite e Angélica Arruda Alvim, Saraiva, 2016, arts. 42 a 63).
Autor de diversos artigos publicados em livros e periódicos jurídicos, dentre eles:
“Convenção de Arbitragem e Litisconsórcio Necessário: desvinculação de signatários” (Revista de Processo nº 341, 2023);
“Técnicas de Deliberação Colegiada e Arbitragem: um diálogo necessário” (Revisão de Processo nº 332, 2022);
“Negócios jurídicos processuais e o poder de julgar: limites objetivos das convenções processuais” (Revista de Processo nº 324, 2022)
“Honorários advocatícios no CPC reformado” (In: Cassio Scarpinella Bueno – org., Aspectos Polêmicos da Nova Execução. 1ª edição, RT, 2008);
“STJ consolida entendimento sobre litisconsórcio passivo necessário da ANATEL em Ações Coletivas” (Revista de Direito de Informática e Telecomunicações nº 10, 2011);
“A Duração Razoável do Processo e as Reformas da Lei Processual” (In: Eduardo Lamy – org., Processo Civil em Movimento, Editora Conceito, 2013).
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 360, 17° andar
Vila Nova Conceição – São Paulo – SP – 04543-000
Setor Bancário Sul, Quadra 2, nº 12, Bloco E, Sala 206
Asa Sul – Brasília – DF – 70070-120
Forbes, Kozan e Gasparetti Advogados é um escritório especializado na solução de controvérsias, que tem como especialidades as áreas de Contencioso Judicial, Arbitragem, Ações Civis Públicas, Falências e Recuperações Judiciais, Prevenção de Litígios e Regulação e Processos Administrativos.