Marco Gasparetti

Marco Gasparetti
Marco Gasparetti
marco.gasparetti@fkgadv.com.br

Experiência
Especialista em resolução de controvérsias com especial enfoque no contencioso judicial e arbitragem. Tem larga experiência na advocacia perante Tribunais Superiores, bem como em Tribunais Estaduais e Federais, e em arbitragens nacionais e internacionais. 

Em questões de Direito Internacional, atua juntamente a escritórios estrangeiros em litígios transnacionais, com demandas (judiciais e arbitrais) simultâneas (perante mais de uma jurisdição). 

Representa clientes das mais variadas indústrias e serviços, com ênfase nas áreas de infraestrutura (energia e telecomunicações), bebidas, logística e farmacêutica. Tem atuação de destaque na área de mídia e entretenimento, representando clientes perante o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR).

É membro de diversas associações e institutos jurídicos, entre eles o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).

Educação
Graduado em Direito pela PUC-SP (2002), pós-graduado em Direito das Relações de Consumo (2005) e mestre em Direito Processual Civil (2010), ambos pela PUC-SP.

Cursou Introdução ao Direito Norte-Americano na University of Southern California (USC) (2005) e Leadership Program desenvolvido para sócios de escritórios de advocacia pela Harvard Law School (2015).

Reconhecimento
Destaque individual na publicação “Análise Advocacia”, nos anos de 2016 (Logística) e 2017 (Farmacêutico).

Recomendação individual no guia Legal 500 Latin America – 2017, 2016.

Idiomas
Português, Inglês e Italiano

Publicações
Autor do livro “Competência Internacional” (Editora Saraiva, 2011) e de diversos artigos publicados em livros e periódicos jurídicos, dentre eles: “Honorários advocatícios no CPC reformado” (In: Cassio Scarpinella Bueno - org., Aspectos Polêmicos da Nova Execução. 1ª edição, RT, 2008);
“STJ consolida entendimento sobre litisconsórcio passivo necessário da ANATEL em Ações Coletivas” (Revista de Direito de Informática e Telecomunicações nº 10, 2011);
“A Duração Razoável do Processo e as Reformas da Lei Processual” (In: Eduardo Lamy - org., Processo Civil em Movimento, Editora Conceito, 2013);
“Comentários ao Código de Processo Civil”, (Araken de Assis, George Salomão Leite e Angélica Arruda Alvim, Saraiva, 2016, arts. 42 a 63).


Profissionais

Um time altamente qualificado, pronto para atuar com dedicação na solução em controvérsias de empresas de diversos setores da economia.

Profissionais alinhados e coordenados que somam suas especialidades para entregar o melhor resultado para você e sua empresa.